Acervo de Projetos Egon Belz

Nascido em 1931, o arquiteto blumenauense Egon Belz estudou nas cidades de Curitiba e São Paulo, onde seu já existente interesse pela arquitetura se fortaleceu. Trabalhou em parceria com o arquiteto alemão Hans Broos, colaborando em projetos de destaque nacional como o Hospital de Santos e Hospital Osvaldo Cruz, de São Paulo. Mais de uma década depois de sua ida a São Paulo, Egon Belz retornou a Blumenau e procurou disseminar um pensar arquitetônico moderno.

Fundou em 1967 o escritório Ebelza Projetos, dedicando-se aos projetos de arquitetura e planejamento de interiores, onde realizou trabalhos nas áreas esportiva, residencial, fabril, escolar, eclesiástica, rural, entre outras. Apenas uma década mais tarde iniciou o curso de Arquitetura e Urbanismo na UFSC.

Na FURB, lecionou entre os anos de 1996 e 2006, falecendo no ano seguinte.

O acervo de projetos Egon Belz foi cedido ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB núcleo Blumenau, de onde foi transferido para o Centro de Memória Universitária (CMU).

A catalogação desse material em categorias e a elaboração das fichas aqui disponibilizadas foram realizadas, através de Projeto de Iniciação Científica da Secretaria de Estado da Educação, por meio do Artigo 170 (PIPE/Artigo 170), envolvendo diversos acadêmicos coordenados pela professora Silvia Odebrecht.

O acervo, que reúne cerca de 300 projetos, totalizando mais de 5.000 pranchas, está disponível em suporte original (papel) no CMU e é de consulta pública, mediante agendamento.

 

Apartamentos

Comércio

Consultórios

Diversos

Edifícios Comerciais

Edifícios Culturais

Edifícios Administrativos

Edifícios Educacionais

Edifícios Esportivos

Edifícios Religiosos

Edifícios Residenciais

Escritórios

Espaços Públicos

Hospitais

Hotéis

Projetos Acadêmicos

Residências